"As melhores coisas da vida são vistas com o coração".

CLAU LEÃO

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SÃO JOÃO, PERNAMBUCO, Brazil
"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar."

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO

A Secretária de Educação Municipal de São João - Pernambuco, promoveu nesta segunda feira dia 28 de novembro, o 1º Encontro de Conselheiros Escolares, o quel teve o objetivo de socializar as experiências dos conselhos, como também de homenageá-los pelo trabalho que desenvolvido junto as escolas.

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.






sábado, 26 de novembro de 2011

ESCOLA DOS SONHOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO AGORA É REALIDADE

Mais uma vez a Secretaria Municipal de Educação de São João – PE dá exemplo de competência administrativa. Em parceria com o governo federal, través do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), entrega a comunidade do bairro Planalto a nova unidade de ensino, Professora Olívia Vilela Barbosa. O nome da nova escola foi uma homenagem à saudosa mãe do atual prefeito Dr. Pedro Antônio Vilela Barbosa.
A nova escola consolida o compromisso que a Secretaria de Educação tem com a população do município. Além de começar uma nova etapa de reestruturação física da rede municipal de ensino, pois o Prefeito Dr. Pedro Barbosa juntamente com a Secretária de Educação a Professora Maria do Livramento Albuquerque, anunciaram uma nova construção no Parque Brasília.
Tanto a comunidade local, quanto a equipe da secretaria de educação, e os secretários amigos e colaboradores, Sr. Leandro. Sr.ª Adriana, Sr. Cícero, entre outros, mostraram a imensa alegria deste novo marco na nossa educação. “Isto é governar com participação” disse o prefeito e reafirmou a secretária.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011


O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação ação básica.
De acordo com a 28ª diretriz do Plano de Metas, estados e municípios devem organizar um comitê local do PAR. O objetivo dessa ação é mobilizar a sociedade em prol da oferta de uma educação pública de qualidade e para acompanhar as metas de evolução do IDEB. Podem participar do comitê: representantes da sociedade civil - como associações de empresários e trabalhadores - Ministério Público, Conselho Tutelar, Câmara Legislativa e dirigentes do sistema público.
O funcionamento do comitê é incumbência de estados e municípios, que devem instituir sua composição em portaria, garantir infraestrutura e identificar entidades e cidadãos, no âmbito local, que têm compromisso com a construção de uma educação de qualidade que seja para todos. O ente federado pode optar por atribuir as funções do Comitê Local do Compromisso a um grupo de trabalho dentro da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual/Municipal de Educação (quando houver), desde que garanta a participação dos diversos segmentos.

Não se conhece uma boa escola que esteja desvinculada do seu contexto social. Portanto, o sistema de ensino, por meio de seus gestores, deve integrá-la à comunidade da qual faz parte. Mobilizar a sociedade em favor de uma educação básica de qualidade é um dos objetivos primordiais do Comitê Local do Compromisso.
Areunião que aconteceu nos dia 21, 22, 23, 24 e 25 de novembro do corrente ano, na GRE e teve como objete consolidar informações para o cadastro das ações e subações do PAR – 2011-2014, o qual viabilizará a aquisição de recursos para construção de unidades de ensino, mobiliário escolar, veículo escolar (ônibus), e outras ações, através da parceria com os entes federados.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

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22/11/2011 - Agência Brasil
Ministério Público quer derrubar regra que estabelece idade mínima para matrícula no Ensino Fundamental
Segundo o parecer de 2010, o aluno precisa ter 6 anos completos até 31 de março do ano letivo para ser matriculado no 1° ano do Fundamental - caso contrário deverá permanecer na Educação Infantil



22/11/2011 - O Globo (RJ)
Ação questiona limite de idade para ensino básico
De acordo com a ação do procurador Carlos Henrique Martins Lima, o CNE feriu a liberdade dos sistemas de ensino estaduais e municipais para adotar outros critérios de acesso, além do da idade.

 22/11/2011 - Portal do MEC
Matrículas de licenciatura a distância estão consolidadas
As matrículas em cursos de licenciatura a distância cresceram e se consolidaram na década 2000-2010, segundo mostram os dados do censo da Educação Superior realizado pelo Inep.



22/11/2011 - Diário do Nordeste (CE)
MPT recebe adesão de Municípios
Ministério Público do Trabalho recebe adesão de novos municípios que tenham interesse em desenvolver o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.


21/11/2011 - Folha.com
Aluna é baleada na classe por colega em Fortaleza
Segundo informações da Polícia Civil do Ceará, o aluno atingiu com um tiro a orelha da garota, dentro de uma sala de aula da escola Aloysio Barros Leal
.




DICAS PEDAGÓGICAS:


Plano de Aula
Dados de identificação:
Escola:
Componente Curricular (Disciplina): Linguagem Oral e Escrita
Professor (a) titular:
Série: 1º Ano                Turma:                              Turno:

Conteúdo/assunto: indicação de tema/conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.
*      Participação em situações em que as crianças leiam poemas, ainda que não o façam de maneira convencional;
*      Conhecimento dos diferentes nomes dados a um objeto, dependendo da região;
*      Produção de texto individual;

Objetivos: explicitação dos objetivos específicos referentes àquele determinado assunto. (O que desejo/quero mesmo com este trabalho? – o que se espera dos alunos com esta atividade? - quais as habilidades/competências devem ser desenvolvidas?)
*      Desenvolver a imaginação, por intermédio da leitura e interpretação do texto;
*      Conhecer os nomes que a pipa recebe em algumas regiões do Brasil;
*      Reconhecer os nomes de alguns materiais utilizados na confecção
de uma pipa e registrá-los;
*      Elaborar um pequeno texto sobre pipa.

Procedimentos: explicitação dos procedimentos metodológicos a serem utilizadas no desenvolvimento do assunto/tema - é o caminho concreto a ser trilhado, tanto pelo professor como pelos alunos. Observar os correspondentes momentos que são: 1-introdução; 2-desenvolvimento; 3-fechamento.
*      Inicialmente, fazer a leitura do texto. Em seguida, dividir a turma em equipes. Cada uma levará uma estrofe do poema e discutirá as ideias contidas nela. Encaminhar uma pesquisa para que as crianças descubram os vários nomes que a pipa recebe nos difetentes lugares do Brasil.

Recursos: especificação de todo o material de apoio a ser usado para realizar as atividades previstas.
*      Linha;
*      Cola;
*      Varetas;
*      Papel seda;
*      Plástico;

Atividade: explicitação das tarefas propostas aos alunos.
 Após a leitura do texto (poema), dividir a turma, pode ser através de uma dinâmica, para que cada uma leia uma estrofe e em seguida discutam as ideias propostas pelo texto. Em seguida dirigir a pesquisa sobre os vários nomes que tem a pipa nos diferentes lugares do Brasil
*       
Observações:
Pesquisar texto (poema) na internete e livros;
Confecção de uma pipa (trazer os materiais necessários à confecção de uma pipa e solicitar a participação de todos nessa elaboração. Optar pela confecção individual ou coletiva).

Avaliação (explicitando os critérios de acompanhamento da aprendizagem): De acordo com Vasconcellos (1992), definir critérios serve para se avaliar de forma a possibilitar a valorização do que efetivamente importa e prever uma flexibilidade na correção de acordo com a realidade dos educandos. 
Observar:
interpretação textual;
produção de texto com : começo, meio e fim;
(...) 
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