Trabalhar com projetos faz com que as aulas se tornem mais dinâmicas, mais interessantes, mais construtivas e mais interativas.
Nossos alunos estudantes, hoje, são mais agitados, ativos, questionadores e, sabendo disso, nós precisamos transformar nossas aulas, tornando-as mais atrativas. Bom para estudantes e professores, pois dessa forma, o professor instiga, propõe, dá pistas, enquanto o estudante pesquisa, trabalha em duplas ou grupos e constrói seu conhecimento de uma forma gostosa, sem “decorebas”, sem imposições.
Como montar um projeto?
Montar um projeto é bem simples. Basta ir respondendo às perguntas abaixo e ao final você terá seu projeto montado.
a) Título: O que vamos trabalhar?
O título deverá ser claro, objetivo e não muito extenso.
b) Justificativa: Por quê?
As razões, a relevância da realização do projeto. Destaca-se neste item: os acontecimentos relacionados com tema e a importância do projeto para a comunidade.
c) Objetivo: Para quê?
Devem ser redigidos de forma clara, pois vão direcionar todo trabalho. O objetivo é o alvo a ser alcançado, e para se chegar a esse alvo, é necessário alcançar os marcos de aprendizagem.
d) Conteúdos, atividades: O que trabalhar?
Elencar os conteúdos e as atividades que serão abordados e produzirão conhecimento.
Obs.: Os conteúdos deverão fazer parte do Plano de Ensino anual do professor(a);
e) Metodologia: Como?
Procedimentos das etapas a serem adotadas para que os objetivos sejam alcançados. Pode-se pensar na metodologia (no jeito de trabalhar para se atingir o objetivo) de várias maneiras, por exemplo, para se atingir determinados marcos, precisamos trabalhar de uma forma, para outros marcos, de outra. O importante é chegar ao alvo proposto no início da atividade.
Música? Teatro? Ates Visuais?
g) Na atividade, como foi contemplado o conhecer? O fazer? O apreciar?
ü Conhecer. É a contextualização da atividade, a história, a referência.
ü Fazer. É o processo da confecção, as fases da criação.
ü Apreciar. É a apreciação estética das referências históricas para a criação, apreciação da própria criação e da apreciação das criações dos colegas. É o diálogo com as obras ou produções. É a discussão ou apontamentos dos conteúdos de arte abordados e trabalhados nas obras apreciadas.
h) Interdisciplinaridade: Com quais disciplinas? Sempre que possível, é importante estudar conteúdos de forma interdisciplinar (várias disciplinas interligadas), para que se entenda o que esta sendo trabalhado de maneira mais ampla, global, e mais clara.
i) Recursos humanos: Com quem?
Quais pessoas estão envolvidas na execução do projeto.
Quem são?
j) Recursos materiais: Com o quê?
Previsão de materiais necessários para a realização do
trabalho: livros, papéis, tesouras, colas, CDs, aparelho de
som, TV, vídeo, fitas, máquina fotográfica, filme, espaço,
enfim, pense em tudo que será necessário.
k) População Alvo: A quem?
Beneficiados com o projeto, quantificar.
l) Cronograma: Quando?
Previsão de cada etapa do projeto. Pode ser organizado em aulas, dias, semanas, etc.
m) Avaliação Qual conhecimento foi adquirido?
A avaliação poderá ser individual, em duplas ou grupos. Poderá ainda ser feita através de registros, observações do professor, dos colegas ou auto-avaliação, ou ainda coletivamente, no momento da apreciação estética realizada ao final da criação. O importante é que fique claro o que se aprendeu. Caso o professor perceba que seus alunos estão com dificuldades em determinados conteúdos, deverão retomá-los de uma nova forma.
IMPORTANTE:
1. Não esquecer de anexar as evidências (trabalhos, registros, comentários, relatórios), o antes e o depois.
2. Sempre que iniciamos um projeto é necessário fazer o diagnóstico – perceber o que os estudantes sabem ou de que a comunidade necessita, enfim, pisar em terra firme para não cometer erros;
3. Não se esqueça também do colocar a bibliografia, que servirá de consulta e apoio.
4. Quando fazemos um projeto e registramos como forme os itens 1,2, 3, estamos produzindo o portfólio do projeto.
ARTE É ÁREA DE CONHECIMENTO HUMANO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA HUMANIDADE! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.