Plano de Aula
Dados de identificação:
Escola:
Componente Curricular (Disciplina): Linguagem Oral e Escrita
Professor (a) titular:
Série: 1º Ano Turma: Turno:
Conteúdo/assunto: indicação de tema/conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.
Exposição de temas, por meio do uso de ideias próprias, justificativas e argumentações;
Manipulação de diversos materiais gráficos;
Comunicação e expressão por meio da linguagem do desenho;
Valorização de suas produções e as de seus colegas;
Objetivos: explicitação dos objetivos específicos referentes àquele determinado assunto. (O que desejo/quero mesmo com este trabalho? – o que se espera dos alunos com esta atividade? - quais as habilidades/competências devem ser desenvolvidas?)
Participar em situação de pesquisa;
Manipular diferentes materiais gráficos;
Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho;
Demonstrar atitudes de cooperação e solidariedade ao realizar trabalhos;
Expor suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo suas ideias;
Procedimentos: explicitação dos procedimentos metodológicos a serem utilizadas no desenvolvimento do assunto/tema - é o caminho concreto a ser trilhado, tanto pelo professor como pelos alunos.
Observar os correspondentes momentos que são: 1-introdução; 2-desenvolvimento; 3-fechamento.
É importante que esses momentos sejam bem interessantes para os alunos, pois desenhos e pinturas refletem a relação da criação consigo mesma e com o meio, mostrando seu grau de desenvolvimento social.
Valorizar cada uma das produções, favorecendo o desenvolvimento intelectual dos alunos. Incentivar as crianças a observarem as produções, alheias, para que percebam as diferenças entre elas. Nestas páginas, os alunos deverão perceber que não há certo e o errado e, sim, o diferente. Dessa forma, desenvolverão o senso crítico e o respeito aos diferentes trabalhos, além de estarem exercendo sua criatividade.
Nas situações de pesquisa, dispor aos alunos diferentes materiais, para que busquem a fonte com que mais se identificam.
Propor um momento para a apreciação das diferentes produções, criadas a partir do referencial que cada um dos alunos possui sobre os assuntos estipulados.
Expor em sala os trabalhos produzidos pelas crianças.
Recursos: especificação de todo o material de apoio a ser usado para realizar as atividades previstas.
Revistas coloridas de diversos temas;
Lápis de cor;
Tinta guache;
Caneta hidra cor;
Papel sulfite;
Fita adesiva;
Atividade: explicitação das tarefas propostas aos alunos.
Expor as revistas para que os estudantes escolham o tema que mais lhe pareça interessante. Conversação informal sobre os temas escolhidos; Solicitar que produzam através da linguagem do desenho o que sabem e o que pensam sobre o tema escolhido. Depois de realizada a proposta anterior conversar com os estudantes sobre as produções mostrando os diferente trabalhos produzidos e o quanto é importante a diversidade.
Observações:
Observar e garantir a cooperação, o respeito e a exposição de ideias entre os estudantes.
Avaliação (explicitando os critérios de acompanhamento da aprendizagem): De acordo com Vasconcellos (1992), definir critérios serve para se avaliar de forma a possibilitar a valorização do que efetivamente importa e prever uma flexibilidade na correção de acordo com a realidade dos educandos.
Através da atividade realizada, perceber a cooperação, respeito ao diferente, criatividade, senso crítico, disposição para pesquisa, contextualização do referencial escolhido.
EDUCAÇÃO RESPONSANBILIDADE DE TODOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.