"As melhores coisas da vida são vistas com o coração".

CLAU LEÃO

Minha foto
SÃO JOÃO, PERNAMBUCO, Brazil
"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar."

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DATAS COMEMORATIVAS – DIA DAS MÃES


ATIVIDADE:
  • Confecção de presentes para o dia das mães. Utilizando materiais simples, baratos e fáceis de serem encontrados.
OBJETIVOS: 
  •  Trabalhar com diferentes técnicas e materiais de pintura e colagem desenvolvendo atividades para presentear as mãos aprendendo conteúdos de arte;
  • Perceber a importância da família na construção da nossa identidade;
  •    Trabalhar valores como respeito, cooperação, amor, alegria, carinho, dedicação, etc. 
  •  Expressar-se artisticamente a partir do estudo das obras de Romero Brito;
REFERÊNCIAS IMPORTANTES:
As mais antigas festividades do Dia das Mães, aconteceram na Grécia. No séc. XVII, na Inglaterra popularizou o “Domingo da Mãe” nos dias que antecediam o domingo de Páscoa, como homenagem a todas as mães.
O Cristianismo instituiu a festa da “Igreja Mãe”, verdadeira força espiritual capaz de proteger os homens de todos os males. Habitualmente, esta festa da Igreja fora sendo associada também à celebração do “Domingo da Mãe”.
Nos Estados Unidos, as comemorações do Dia da Mãe tiveram inicio em 1872 com Anna Jarvis que perdeu sua mãe aos 41 anos. Percebeu que não haviam demonstrações de carinho para com as mães. Decidiu dedicar um dos dias do ano a todas as mães para que os filhos fossem estimulados e incentivados a fortalecer os laços familiares. Mas somente em 1907, depois de uma grande campanha conseguiu oficializar o Dia das Mães como data a ser comemorada por todos.
Na primeira vez que foi oficialmente comemorado (10 de maio de 1908), foi feita uma cerimônia religiosa, onde Anna Jarvis pode honrar sua mãe. Para enfeitar a cerimônia, Anna utilizou cravos vermelhos, a flor favorita da mãe de Anna. Desde então, os cravos vermelhos converteram-se no símbolo das mães vivas e os cravos brancos das mães que já partiram.
Esse dia foi pouco a pouco, sendo comemorado em todas as partes do mundo, desde o México, Canadá, Japão, Continente Africano e América do Sul. Em cada país era escolhido um dia do ano. Depois vários países passaram a comemorar o Dia das Mães no dia 13 de maio, porém atualmente todos os países comemoram no segundo domingo de maio.
No Brasil, a Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre foi a primeira a realizar os festejos do Dia das Mães no Brasil, no dia 18 de maio de 1918, a data foi oficializada em nível nacional em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.
Comemorar o Dia das Mães é comemorar o amor, o carinho, a dedicação que as mães tem pelos filhos, mas percebemos que muitos (lojas) pensam apenas nos lucros que podem ser obtidos com a venda de presentes e muitas crianças acabam dando presentes para suas mães pela obrigatoriedade da data.
1º) CD PARA MAMÃES:
MATERIAL:
  • 1 CD, 1 foto escolhida pelo estudante, cola branca acrilex, tinta dimensional metálica (várias cores), tinta dimensional gliter e tesoura.
MODO DE FAZER:
  •  Recorte a foto escolhida pelo estudante e cole com cola branca acrilex no centro do CD;
  • Com tinta dimensional gliter faça pontinhos para dar acabamento em toda volta da foto e toda a borda externa do CD;
  •  Com tinta dimensional metálica faça desenhos ao seu gosto;
Obs. : Faça um pacote bem bonito, um cartão e dê de presente à sua mãe.

2º) CAIXA EVA PARA A MAMÃES:
MATERIAL:
Uma caixa de EVA em formato de coração, pincel broxinha, 1 foto escolhida pelo estudante, cola branca acrilex, tesoura e tinta acrílica fosca de várias cores.
MODO DE FAZER:
  •  Recorte a foto escolhida no formato que desejar e cole-a no centro da tampa da caixa;
  • Escolha as cores da tinta acrílica de maneira que as cores ao se misturarem formem outras cores, formando um dégradé. Exemplo: amarelo, vermelho e azul, quando pintamos misturando ficará amarelo, laranja, vermelho, roxo e azul;
Obs.: faça um cartão, coloque na caixa. Faça um pacote bem bonito utilizando tule branco. Dê acabamento com um laço de fitas para em seguida, presentear sua mãe.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Powered By Blogger