"As melhores coisas da vida são vistas com o coração".

CLAU LEÃO

Minha foto
SÃO JOÃO, PERNAMBUCO, Brazil
"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar."

domingo, 19 de fevereiro de 2012

FALANDO ARTE NA ESCOLA...


É extremamente importante trabalhar com as crianças as diferentes linguagens de Arte: Música (arte do movimento), Teatro (arte da representação)e Artes Visuais (arte da pintura, escultura, desenho, impressão, construção, etc.).As linguagens artísticas mexe, com nossos valores, sentimentos e emoções.
Ao manipular tintas, pincéis, lápis de cor, tesoura, papéis, recicláveis e outros materiais, a criança está tendo contato com inúmeros materiais expressivos que possibilitam a aprendizagem, o desenvolvimento estético e a criatividade. Para trabalhar atividades artísticas com as crianças deve-se propiciar um clima de liberdade, alegria e descontração, favorecendo atividades espontâneas e criativas. Sendo assim, o professor deverá:
  • Respeitar a individualidade de cada criança, estimulando-a a novas experiências;
  •  Valorizar o que a criança traz de conhecimento e as respostas dadas por elas aos desafios propostos;
  • Oferecer oportunidades que levam a criança à observação, imaginação, exploração, improvisação, concentração, criação, fluência e flexibilidade;
  • Oferecer técnicas que sejam adequadas à faixa etária das crianças proporcionando o desenvolvimento da criatividade;
  • Elogiar suas realizações expressivas, intervindo sempre que necessário para melhor desenvolvimento, entre outras ações.
 
PARA OBTER ÊXITO NAS AULAS DE ARTE EXISTEM ALGUMAS CONDIÇÕES QUE SÃO IMPRESCINDÍVEIS:

 
a)  Planejar com antecedência as atividades, de maneira que contemplem os três eixos de aprendizagem artística: CONHECER, FAZER E APRECIAR;
b)  Organizar o ambiente de acordo com a proposta do trabalho;
c)  Dar orientação clara e segura para que todas as crianças a entendam;
d)  Ter alternativas de estimulação que atendam às diferenças individuais;
e)  Prever a quantidade de material necessário para a atividade e observar se os materiais não são tóxicos às crianças (observar os selos dos produtos);
f)   Ao término da atividade, juntar todos os trabalhos no centro da sala e instigar cada criança a falar sobre as dificuldades e facilidades ao realizar a atividade. Lembrar quais os passos percorridos para se chagar até o produto final;
g)  Verificar com elas quais os materiais utilizados e o que foi aprendido ou relembrando com o tema.



Não esqueçam as indicações acima podem garantir o sucesso das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Powered By Blogger