"As melhores coisas da vida são vistas com o coração".

CLAU LEÃO

Minha foto
SÃO JOÃO, PERNAMBUCO, Brazil
"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar."

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DICAS PEDAGÓGICAS.



OLÁ A TODOS, É SEMPRE BOM CONTAR COM DICAS INTERESSANTES PARA O DIA A DIA DA SALA DE AULA, POR ISSO ESPERO COMTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA A EDUCAÇÃO, BOM FINAL DE SEMANA A TODOS E BOM TRABALHO.
AS AVENTURAS DE BILL TAMPINHA E SUA MELHOR AMIGA CORKY
Nível de Ensino/Faixa Etária:
Educação Infantil e Ensino Fundamental – Séries Iniciais
Áreas Conexas:
Linguagem oral e escrita; matemática e artes visuais
Consultor: Angelita Machado
TVESCOLA
RESUMO
Este vídeo apresenta 12 histórias infantis muito bem ilustradas que poderão ser utilizadas em vários contextos de aprendizagem, como a linguagem oral e escrita, a expressividade e o fazer artístico. São elas: O lixossauro; Um dia na praia; Caos na lua; O grande selvagem peludo; A fada sem asas; Uma vez uma vaca; Cavaleiro de carneiros; O tesouro de Benni; A poderosa melancia; Bill vai às compras; O comedor misterioso; e O malvado Ned.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
• Propiciar aos professores exemplos de como trabalhar com sucatas.
• Desenvolver a produção escrita.
• Desenvolver a linguagem oral por meio da dramatização.
• Desenvolver a coordenação motora.
• Valorizar as diferentes habilidades dos alunos.
• Estimular o trabalho em equipe.
• Auxiliar na alfabetização dos alunos.
• Estimular a busca por conhecimentos.
• Trabalhar as quatro operações fundamentais.
• Integrar a comunidade escolar às atividades desenvolvidas na escola.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A criatividade nas ilustrações é o carro-chefe desta série de histórias. Com certeza, todos se encantarão e se inspirarão em construir objetos semelhantes. Você poderá se basear em qualquer um dos episódios para criar um belo cenário para uma história produzida coletivamente por seus alunos, utilizando diferentes materiais de sucatas como: caixas de diferentes tamanhos, palitos de picolé, parafusos, botões de camisa, garrafas plásticas, prendedores de roupa, pedaços de espuma, escovas de dente e de roupa, molas, colheres e garfos de plástico, tampinhas de garrafa, peças de brinquedos quebrados e muitos outros utensílios. O professor poderá iniciar esta atividade apresentando um dos episódios. Em seguida, pode-se fazer uma exploração oral da história, pedindo aos alunos que a recontem e comentem aspectos que mais lhes chamaram a atenção. É interessante analisar, com a turma, as estratégias utilizadas de animação. Exemplo de pergunta: os personagens e cenários da série são feitos de quê? Em seguida, o professor pode apresentar outros episódios e pedir que a turma, a exemplo da série, crie coletivamente uma história que pode ser apresentada à comunidade escolar, por exemplo, em uma feira literária. Depois de escrita, fariam a coleta de sucatas e começariam a produção do cenário e dos personagens. Poderão ser criadas diferentes equipes de trabalho, incluindo equipe de: pintura, recorte, colagem, organização do roteiro, encenação, etc.. Com certeza, não faltará criatividade! Outra opção de atividade seria registrar em vídeo todos os passos de elaboração do trabalho até chegar a culminância. Isso poderá estimular outras turmas a desenvolverem trabalhos em parceria. O professor também poderá utilizar a série para auxiliar no processo de alfabetização dos alunos, extraindo, de cada história, palavras-chave para serem trabalhadas. No episódio O grande selvagem peludo, palavras com os dígrafos LH, CH, SS poderão ser trabalhadas, por exemplo, em palavras como “ovelha”, “cachorro” e “pássaro”. No episódio O monstro da neve, telescópio, neve, montanha, monstro, são algumas das palavras que poderão auxiliar no processo de alfabetização dos alunos. Várias atividades complementares, associadas aos personagens em questão, poderão ser oferecidas como: dobradura, escultura com massinhas de modelar, recortes, colagem, pintura, etc..
Conhecer a vida marítima é fascinante, e poderá ser estimulada a partir da apresentação do vídeo Um dia na praia. O professor poderá aproveitar a oportunidade para estudar, com os alunos, plantas e animais aquáticos, terrestres A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo. Inspirados no episódio Alguém quer jogar tênis, os professores poderiam criar com os alunos uma oficina de jogos pedagógicos onde pudessem produzir, por exemplo, jogos da memória associando palavras a figuras, quebra-cabeça de frases, ludo envolvendo situações-problema, dominó associando operações de adição, subtração, multiplicação e divisão a suas respostas etc.. Depois de tudo pronto, discutiriam as regras dos jogos e o momento do jogo poderia ser inserido na rotina diária das aulas. É hora de se mover, de cuidar do corpo! No vídeo O passeio de Dimmy, Bill mostra a necessidade de se fazerem exercícios físicos. O professor poderá montar um circuito utilizando bambolês, cabos de vassoura, tijolos, elásticos, barbantes, mesas, etc. e trabalhar com as crianças diversos conceitos por meio de comandos: “passem por cima do(a)...’, “agora se arrastando, passem por baixo do(a)...”, “passem por dentro do(a)...”, “pulando com um só pé atravessem este espaço”, “passem pelo lado direito do(a)...”, “agora pelo lado esquerdo do (a)..., corram até o(a)...” e assim sucessivamente. O desafio estimula a criatividade, então provoque seus alunos pedindo que pesquisem ou inventem mágicas para apresentar aos colegas no dia “Mágico na escola”. Você poderá ter um belo festival de mágica em sua sala de aula e descobrir muitos talentos. Motive sua turma com o episódio Isto é mágica. O vídeo A casa mal assombrada poderá servir de apoio para o professor indagar sobre os medos que seus alunos sentem e juntos buscarem caminhos para superá-los. Questões relativas ao ensino da matemática poderão ser desencadeadas após assistirem ao episódio Bill vai às compras. A professora poderá programar com os alunos uma visita a um supermercado próximo à escola. Durante um mês, juntariam suas economias em um cofrinho colocado na sala de aula e todos seriam estimulados a colaborar. Quando chegasse o dia do passeio, abririam o cofre, contariam o dinheiro e, no supermercado, após analisarem os preços, comparando-os com encartes de outros supermercados, decidiriam o que comprar para a turma. Após a vivência, voltariam para a escola e elaborariam situações-problema envolvendo as operações fundamentais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Assista aos vídeos e deixe fluir sua imaginação que muitas outras ideias surgirão. Bom trabalho!
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
A aceitação e valorização das diferenças são indispensáveis para gerar um mundo mais justo, e a escola é lugar privilegiado para abordar este tema. O convívio com a diferença, desde a educação infantil, auxilia as crianças a se perceberem como sujeitos que se diferenciam pelos desejos, ideias, formas de vida, habilidades pessoais, etc... Isso as ajuda a perceber que cada um faz parte de um universo mais amplo e riquíssimo de expressões. Acolher as diferentes expressões e manifestações das crianças significa considerar o que cada um traz dentro de si e ensinar o convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Powered By Blogger