"As melhores coisas da vida são vistas com o coração".

CLAU LEÃO

Minha foto
SÃO JOÃO, PERNAMBUCO, Brazil
"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar."

sábado, 12 de novembro de 2011

DICAS PEDAGÓGICAS:


Olá aos colegas professores, mais uma dica da TV Escola, acreditem vale a pena inovar, melhorar em sala, bom trabalho a todos!
DICAS PEDAGÓGICAS:
BALINHA E DENTINHO
Resumo
Nesta série, há dois simpáticos protagonistas: uma balinha e um dente que juntos vivem várias aventuras, aproveitando para conscientizar o público infantil para questões como saúde bucal e noções de convivência.
Palavras-chave
*      Saúde bucal
*      Dentes
*      Escovação
Nível de ensino: Educação infantil
Componente curricular: Natureza e sociedade
Disciplinas relacionadas: Linguagem oral e escrita
• Movimento
*      Duração da atividade
A atividade dura 8 semanas, já que serão exibidos 8 episódios, um por semana.
*      O que o aluno poderá aprender com essa aula
A não ter medo de ir ao dentista.
A jogar o que não serve no lixo.
A ajudar os outros.
Hábitos de higiene.
De onde vem os vegetais.
*      Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Dispensa conteúdos prévios.
*      Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades
*      Aula 1: assistir ao 1º episódio da série, apresentando os personagens para a turma. Sugerir uma brincadeira de pique-esconde, a exemplo do vídeo. Discutir a ida ao dentista e de como esta, além de importante, pode ser uma experiência tranquila e até divertida. Para despertar o interesse dos alunos em relação à escovação e saúde bucal como um todo, exibir também o vídeo de escovação do ratinho do “Castelo Ratimbum”, encontrado em:
Outras ideias para esta aula podem ser encontradas em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15926
Aula 2: exibir o episódio 2, explicando a importância de não jogar lixo no chão. O professor pode recolher experiências ruins que os alunos tenham tido por causa dessa atitude, como acontece com a personagem, que fica com um chiclete grudado no pé. Para auxiliar nessa questão, pode ser acrescentado também mais um vídeo do ratinho do “Castelo Ratimbum”, encontrado em:
http://www.youtube.com/watch?v=8dDMxT43QRA
Aula 3: exibir o 6º episódio da série, discutindo a importância de ajudar a quem precisa e, principalmente, de devolver o que não é seu. Este tema é particularmente importante para turmas de aproximadamente 5 a 6 anos, já que é neste momento que as crianças começam a apresentar o comportamento de pegar objetos sem pedir.
O vídeo traz uma boa reflexão sobre isso, e o professor pode expandir a questão, pedindo aos educandos que exponham situações semelhantes vivenciadas e como se sentiram. O próprio cachorro, que é o exemplo levantado no vídeo, pode ser algo que muitos já perderam e sabem o tanto que é triste estar sem o seu bichinho de estimação.
Aula 4: exibir o 7º episódio da série, que também traz como tema uma questão de valores e conduta moral: sempre pedir emprestado o que for pegar. Diferente da situação exposta no episódio anterior, neste caso a intenção édevolver o objeto pego (os óculos da avó), mas até que ele tenha sido devolvido, já fez muita falta. O professor deve chamar a atenção neste episódio para o principal tema levantado na série: a escovação. Isto ocorre porque mostra os personagens escovando os dentes assim que acordam, um hábito que deve ser adotado por todos. Uma ideia interessante de se aprofundar nisto pode ser encontrada em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15650
Ainda neste episódio, o professor pode aproveitar a ideia lançada e fazer uma aula de culinária com os alunos, que pode ser uma vivência muito benéfica para os pequenos. Esta pode ser uma experiência que contribui não só para a diversão, como também para explicar questões de segurança doméstica, alimentação saudável, cores, formas, quantidade, estimulação de sentidos (pegar, cheirar, provar os alimentos) e até observação química.
Aula 5: Exibir o episódio no 8 e responder “De onde vem os vegetais ?”. Para tanto, o professor pode lançar mão da tradicional experiência do feijão, na qual cada criança planta uma semente de feijão em um algodão úmido para acompanhar o seu desenvolvimento. Se as crianças se mostrarem muito interessadas no tema, ele pode ser ampliado para se tornar um projeto de horta, que permite a participação da turma para semear, inicialmente, molhar, diariamente, ao longo do processo de crescimento e até a colheita. É claro que tudo isto abre um bom gancho para trabalhar alimentação saudável, especialmente por meio do consumo dos vegetais. Uma boa ideia é utilizar leguminosas como couve-flor e brócolis para montar uma espécie de floresta, o que atrai ainda mais o interesse da criança em comer este alimento. Caso o professor tenha interesse em continuar trabalhando outros vídeos, a ordem pode ser invertida para que este episódio seja exibido ao final da utilização desta série, para fazer a ponte com a série “De onde vem”, indicada para a mesma faixa etária.
Aula 6: exibir o 9º episódio da série para voltar a mencionar itens de higiene pessoal, como a importância de lavar as mãos antes de comer. Como mostrado no vídeo, esta é uma questão de saúde. Neste episódio, também devem ser trabalhados os hábitos durante a refeição, como não comer de boca aberta e não falar enquanto come. O professor pode aproveitar, ainda, as brincadeiras realizadas para propô-las a turma. São elas a amarelinha e pular corda, ambas exercitam o corpo ao passo que desenvolvem noções de psicomotricidade. Estas brincadeiras podem, inclusive, auxiliar na aprendizagem matemática, trazendo a contagem de pulos com a corda e o desenho deles (de zero a dez) na amarelinha.
Aula 7: exibir o 10º episódio, sobre a importância de ter um horário fixo para fazer as refeições. Além disso, este episódio traz uma noção de como se faz a leitura das horas em um relógio analógico, o que pode ser introduzido para os alunos.
Aula 8: No intuito de dar mais destaque ao tema principal da série, nesta aula deverá ser exibido o último episódio, quando a família do dentinho (os outros dentes) ficam doentes por falta de escovação. Vale ressaltar que o trabalho com a série só terá eficácia se na rotina de sala de aula alguns hábitos sejam postos em prática, como o de escovar os dentes após as refeições. Além disso, o governo distribui cartilhas explicativas que podem ser dadas aos alunos e a seus pais. Convidar um dentista para dar uma palestra a respeito do assunto também chama a atenção dos alunos. Por fim, acompanhar o momento de escovação com uma música pode ser bastante motivador. Como a da turma da Mônica, por exemplo: Dentes Limpinhos.

“Turma da Mônica”.
Se eu quiser um sorriso bonito
Que vai me deixar bem legal
Vou ter que usar uma escova macia
E um fio dental
Usar o fio dental direitinho
Passando lá no meio dos dentes
Eu pego a sujeirinha e esconde
 E fico mais contente
Com a escova de dente escovando os meus dentes
Vou aprender que é a sim
De cima para baixo
De baixo para cima
Vou limpando até o fim
Massageando a minha gengiva
Meus dentes vão ficar bem fortinhos
Depois só um pouquinho flúor
Que dentes bonitinhos
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
 Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
 lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá,
 lá Lá, lá, lá, lá, lá
(Repete Refrão)
Massageando a minha gengiva Meus dentes vão ficar bem fortinhos Depois só um pouquinho flúor Que dentes bonitinhos
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá”
Consultor: Marina Rampazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Powered By Blogger